Câmara de Timon realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Advogado

por adm publicado 30/08/2019 17h05, última modificação 04/09/2019 16h25
A Câmara Municipal de Timon realizou na manhã da última quinta-feira, 29, uma sessão solene pela passagem do Dia do Advogado, comemorado dia 11 de agosto.

A Câmara Municipal de Timon realizou na manhã da última quinta-feira, 29, uma sessão solene pela passagem do Dia do Advogado, comemorado dia 11 de agosto. A proposição foi feita pelo vereador Ramon Júnior, vice-presidente da Câmara Municipal de Timon, e contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Helber Guimarães, do vereador Henrique Júnior, além da presidente da Subseção da OAB de Timon, Fernanda Castro, do vice-presidente da Subseção da OAB de Timon, Rafael Milhomem, do Conselheiro Estadual da OAB Maranhão, Francisco de Assis Filho, além do homenageado advogado Artur Nunes de Sousa Pereira, entre outros advogados e advogadas.

O vereador Ramon Júnior destacou que este é o terceiro ano consecutivo em que a Câmara de Timon realiza uma sessão solene em homenagem aos advogados e que irá apresentar uma proposta para que esta homenagem seja fixada no calendário da Câmara, para ser realizada independente de legislatura. “A subseção de Timon sempre terá nesta Casa uma aliada, sempre terá esta Casa para dar o apoio necessário para tudo o que tiver de interesse do município de Timon, de interesse do povo timonense, esta Casa estará ao lado da OAB de Timon. Quero parabenizar todos os advogados por esta data e dizer a todos, que o vereador Ramon Júnior, no próximo ano, nesta mesma solenidade, vai entregar um projeto de Lei para que todos os anos a Câmara Municipal possa estar prestando essa homenagem aos advogados”, ressaltou o parlamentar.

O advogado Artur Nunes de Sousa Pereira foi homenageado com o título de cidadão honorário timonense, por proposição do vereador Ramon Júnior, e ressaltou que, “este é um momento único, um momento ímpar na minha vida, pois estou recebendo a maior honraria que o município pode conceder a uma pessoa, que é um título de cidadão, reconhecendo os serviços que tivemos a oportunidade de prestar em Timon”. Artur Nunes fez um breve histórico de sua vida em Timon, onde cresceu, estudou, trabalhou em diversos órgãos públicos e hoje atua como advogado.

Em seguida o vereador Helber Guimarães, presidente da Câmara Municipal, entregou à presidente da Subseção da OAB em Timon, advogada Fernanda Castro, o diploma de Voto de Louvor em reconhecimento pelo seu trabalho como advogada e agora como presidente da Ordem no município de Timon. Fernanda Castro ressaltou entre outros pontos, o reconhecimento da subseção da OAB em Timon como modelo para outros municípios e outros Estados. “Hoje somos pioneiros em muitos projetos e em muitas ações relevantes que vem resultando em grandes conquistas e melhorias em prol da nossa classe e também da sociedade timonense. Hoje é dia de festejar, meus amigos e amigas. Parabenizo a todos vocês, todos nós, advogados e advogadas, pelo nosso dia, pelo nosso mês, quero falar que muito me orgulha representar cada um de vocês. Viva a advocacia”.

O vice-presidente da Subseção da OAB em Timon, Rafael Milhomem, afirmou que das vezes em que teve a oportunidade de comparecer à Câmara de Timon este era o momento em que ele se sentia mais feliz. “Um momento como este é um momento de valorizar a classe e valorizar a advocacia timonense, que é muito bem representada por bons advogados. Não somos uma sociedade de grandes escritórios, somos uma sociedade de bons advogados, de advogados empenhados, éticos, profissionais e um exemplo de um bom advogado, ético, profissional, que eu posso testemunhar é o nosso querido amigo Artur Nunes, que muito merecidamente esta recebendo hoje o título de cidadão timonense”, pontuou.

O representante estadual do Conselho da OAB, Francisco de Assis, ressaltou a importância da Sessão Solene em homenagem aos advogados. “É importante prestigiar a advocacia da nossa região, não só a timonense, como a matoense, a teresinense. Nesses tempos difíceis em que a gente vive, de criminalização da advocacia, de dificuldades no dia-a-dia, que a gente ouve muita coisa, a gente lê muita coisa, muita coisa injusta é dita em relação ao advogado. Porque o advogado é sim essencial na administração da justiça. Não é o Assis que fala, não é a Fernanda, não é o Ramon, quem fala é a Constituição Federal, nossa lei maior. Então temos que ter isso em mente, carregar conosco, em nossos corações, que somo sim indispensáveis para a administração da Justiça, para o Estado Democrático de Direito e que tenhamos sempre que exercer com louvor, com ética e com muita firmeza essa profissão que nós abraçamos”.

O vereador Henrique Júnior destacou que parlamentares e advogados possuem um inimigo em comum: aqueles que são contrários à democracia. “Por isso, nós temos sempre de estar trabalhando lado a lado, defendendo a democracia, defendendo o Estado Democrático de Direito, lutando pelas causas sociais. A Subseção de Timon tem transformado a OAB, trazendo-a para mais próximo da população. A população hoje enxerga que Timon tem OAB e os outros entes têm que entender que Timon hoje é uma seccional respeitada, que também abrange as cidades de Timon, Matões e Parnarama. Nós temos orgulho de ver vários amigos meus aqui, alguns amigos de infância, que são advogados, outros como a minha vizinha Isia, que já se destacam aqui nos Fóruns, nos corredores dos Fóruns sempre se encontrando, sempre debatendo em defesa da comunidade e do direito”.

O vereador Helber Guimarães parabenizou o vereador Ramon Júnior por ter feito a proposição da homenagem aos advogados e ressaltou que a Câmara está de portas abertas à categoria. “Este é um momento de muita felicidade, poder prestar essa homenagem à essa categoria profissional tão essencial para a sociedade e quero afirmar aqui que estamos de portas abertas, voltem sempre. Estamos sempre unidos e não tem coisa mais importante para se defender a sociedade do que termos os poderes unidos. Meus parabéns a todos e o meu muito obrigado”, concluiu.